TILSJUR instaura Gabinete de Crise

09/05/2024 09:58

Instauramos nosso Gabinete de Crise no TILSJUR em 03 de maio de 2024 para tratar de emergências e desastres no Brasil. Esse Gabinete tem o objetivo de discutir/implementar ações que visam políticas de tradução e políticas linguísticas em situações de emergências e desastres. Estamos focados em atividades de tradução e interpretação de/para/entre línguas de sinais e no direito à informação para as comunidades surdas. Entendemos que essa é uma das medidas extremas que foram adotadas pela nossa equipe, a partir das chuvas que assolaram o estado do Rio Grande do Sul. 

Em um primeiro momento, nossos integrantes agiram de forma individual e privada (nos bastidores), buscando auxiliar familiares, amigos e colegas do referido estado. Em um segundo momento, passamos a atuar como equipe. Reduzimos a produção das nossas ações (ensino, pesquisa e extensão) e passamos a focar com prioridade no projeto “TILSJUR informa” com vistas a colaborar com as comunidades surdas do Rio Grande do Sul.

Mas afinal, o que é o Gabinete de Crise? É comum que órgãos governamentais criem esses Gabinetes, a fim de solucionar calamidades. É raro que eles incluam políticas de tradução e políticas linguísticas. Em Santa Catarina, por exemplo, o Tribunal de Justiça deste estado afirma que: “O Gabinete de Crise tem por objetivo o enfrentamento e solução de situações decorrentes de calamidades e desastres ambientais no território catarinense. Foi criado em razão da Recomendação n. 40/2012, do Conselho Nacional de Justiça; da Lei n. 12.608/2012; e da Lei n. 15.953/2013.”  Fonte: Poder Judiciário de Santa Catarina