TILSJUR e Letras-Libras visitam o Tribunal de Justiça de Santa Catarina

20/10/2022 10:25

Acompanhados pelos professores Rodrigo Custódio, coordenador do curso; Silvana Aguiar dos Santos e Aline de Sousa, titulares da matéria, os acadêmicos foram recepcionados pelo servidor Rodrigo Lima, coordenador da Secretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI) do TJ, órgão ligado ao Gabinete da Presidência. “Sejam bem vindos. Nosso tribunal está aberto para todos”, garantiu Rodrigo, ao saudar os convidados. Ele também afirmou que a instituição está “sedenta” por parcerias que possam resultar em maior inclusão dos diversos segmentos da sociedade.

A professora Silvana, que pela primeira vez trouxe seus alunos do Bacharelato em Letras – Libras para conhecer o TJ, lembra que através do programa de extensão TILSJUR (Tradutores e intérpretes de línguas de sinais em contextos jurídicos) da UFSC por ela coordenada – que reúne alunos da graduação em Letras Libras e da Pós-Graduação em Estudos da Tradução – PGET UFSC – foi possível estabelecer contato anterior com o Judiciário catarinense e viabilizar, em 2017, a tradução completa do português para a Libras da Cartilha sobre Violência Doméstica, inclusive da parte de perguntas e respostas.

Reportagem completa publicada em: https://www.tjsc.jus.br/web/imprensa/-/poder-judiciario-de-sc-anuncia-avanco-com-interprete-de-libras-para-sessoes-do-tj