Pesquisa
Orientações em Andamento
Mestrado
Jocelma Gomes Rodrigues Lima. Tradutores e intérpretes de línguas de sinais e recursos tecnológicos: acesso de gestantes surdas aos serviços do SUS. Início: 2021. Dissertação (POET/UFC). Orientadora: Silvana Aguiar dos Santos.
Jonatas Rodrigues Medeiros. Intérpretes da dissidência: Poesia de Direitos Humanos e injustiça social na literatura surda (título provisório). Início: 2020. Dissertação (PGET/UFSC). Orientadora: Silvana Aguiar dos Santos.
Lia Hollanda Carvalho de Vasconcelos. Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (título provisório). Início: 2020. Dissertação (POET/UFC). Orientadora: Silvana Aguiar dos Santos.
Maria Auxiliadora Bezerra de Araujo. Um estudo sobre violência doméstica com foco nas intérpretes de línguas de sinais que atuam em delegacias. Início: 2021. Dissertação. (PGET/UFSC). Orientadora: Silvana Aguiar dos Santos.
Melque da Costa Lima. A atuação do intérprete de Libras-Português na área jurídica e policial no Amapa. Início: 2021. Dissertação (PGET/UFSC). Orientadora: Silvana Aguiar dos Santos.
Michele Vieira de Oliveira. A emergência de intérprete de Libras-Português aos atendimentos de pessoas surdas nos contextos jurídicos. Início: 2020. Dissertação (PGET/UFSC). Orientadora: Silvana Aguiar dos Santos.
Rhuan Lucas Braz Silva. Tradução comentada da Cartilha violência sexual contra crianças e adolescentes de língua portuguesa para Libras. Início: 2020. Dissertação (POET/UFC). Orientadora: Silvana Aguiar dos Santos.
Vagner de Araújo Mesquita. Gêneros textuais do inquérito policial como ferramentas de apoio aos tradutores e intérpretes de Libras-Português nas delegacias: auto de prisão em flagrante e termo de depoimento. Início: 2021. Dissertação (POET/UFC). Orientadora: Silvana Aguiar dos Santos.
Orientações Finalizadas
Mestrado
Guilherme Leopold Silveira. A (in)visibilidade e a luta pelo reconhecimento do(a) tradutor(a) e intérprete surdo(a) nos contextos jurídicos e policiais brasileiros. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Silvana Aguiar dos Santos.
Luciellen Lima Caetano Goulart. Políticas de tradução e de interpretação: gêneros textuais como instrumento de apoio aos intérpretes de Libras-Português no Judiciário. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Silvana Aguiar dos Santos.
Michelle Arrais Guedes. Políticas de tradução e intérpretes surdos. 2021. Dissertação (Mestrado na POET/UFC). Orientadora: Silvana Aguiar dos Santos.
Graduação
Anderson Rodrigues Alves. Experiências de interpretação de Libras-Português na área jurídica: a busca pela profissionalização do intérprete. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Libras) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Silvana Aguiar dos Santos.
Charles J. Barros Lima. Análise comparativa de regimentos de tradutores e intérpretes de Libras-Português em universidades federais de ensino. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Libras) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Silvana Aguiar dos Santos.
Saimon Reckelberg. Intérpretes de Libras-Português no Judiciário: uma investigação dos serviços de interpretação oferecidos na cidade de Florianópolis. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras – Libras) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Silvana Aguiar dos Santos.
DOUTORADO
Priscilla Fonseca Cavalcante
Título da pesquisa: A emergência de intérprete de Libras-Português aos atendimentos de pessoas surdas nos contextos jurídicos
Orientador: Prof. Dra. Marianne Rossi Stumpf
Data de início: 01/03/2019