Apresentação

O Programa de Extensão TILSJUR – Tradutores e intérpretes de língua de sinais na esfera jurídica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) iniciou as atividades em novembro de 2016. O acesso à informação e o direito a comunicação das pessoas surdas tem sido contemplados em várias leis brasileiras, como por exemplo, a lei 10.098/00, a lei 10.436/2002, o decreto 5626/2005 e a lei 13.146/2015 em diversos contextos sociais. Esses documentos legais fornecem subsídios importantes para a implementação de ações concretas voltadas a garantia dos direitos linguísticos desta comunidade. Sendo assim, o Programa de Extensão TILSJUR busca colaborar, por meio da tradução e da interpretação, para que a interface Libras e o Judiciário tenha maior visibilidade social e acadêmico-científica.

O objetivo principal do Programa de Extensão TILSJUR é promover ações voltadas à profissionalização e formação dos tradutores e intérpretes de línguas de sinais que atuam no meio jurídico. Três eixos principais constituem o referido programa, a saber:

  1. tradução e interpretação de línguas de sinais na esfera jurídica;
  2. estudos terminológicos de línguas de sinais na esfera jurídica;
  3. acesso das comunidades surdas ao Judiciário.

Nossa equipe é formada por professores, servidores técnicos-tradutores e intérpretes de Libras-Português, alunos do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET/UFSC) e alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Letras-Libras (UFSC).